Por que não podemos errar ou da pirotecnia (clóvis veronez)

PIROTENIA MIDI
Sun Tzu diz: há cinco maneiras de combater com o fogo. A primeira consiste em queimar os homens; a segunda, em queimar provisões; a terceira, em queimar equipamentos; a quarta, em queimar arsenais e depósitos; a quinta em jogar bombas incendiárias.

O que disse Sun Tzu, ao abordar o uso da pirotecnia em circunstancias de guerra, serve como uma luva, para uma abordagem sobre o momento atual da política brasileira, 2500 anos depois.

Sun Tzu, extraía suas conclusões observando os conflitos entre os Estados Guerreiros na China, por volta dos anos 500 A/C. tomando-se como parábola, mostram-se atualíssimas diante da arena política incendiada.

A frágil democracia brasileira, arde num confronto onde seus inimigos valem-se da “pirotecnia”, tal qual a estratégia apontada por Sun Tzu no penúltimo capítulo de a “Arte da Guerra”. A bomba incendiária patrocinada pela rede Globo articula os cinco momentos observados por Sun Tzu:

QUEIMAR OS HOMENS: Expor, a uma espécie de inferno midiático ou fogueira do senso comum,  aqueles que considera seus principais inimigos. Conta, para isso, com o apoio de uma polícia política que esparrama as fagulhas lançadas na fornalha de suas redações.

QUEIMAR PROVISÕES: Atua para destruir o bem estar econômico da nação. Maximiza a “crise”, engessa a economia, confere ao mercado (ilustre desconhecido) a “voz” definitiva para dirigir a economia e o próprio Estado. “A bolsa reage positivamente, o dólar despenca depois do incêndio”.

QUEIMAR EQUIPAMENTOS: As principais organizações dos movimentos sociais são criminalizadas ou/e taxadas pela pecha tardia de um new comunismo ameaçador.

O Instituto Lula é condenado por antecipação; fazem parecer ilegais suas formas de sustentação; mancham sua reputação indevidamente.

QUEIMAR ARSENAIS: Ataca a liberdade, censura blogs e outras manifestações da imprensa livre; legitima as agressões ao estado democrático de direito.

BOMBAS INCENDIÁRIAS: O que assistimos, desde a sexta feira.

A elite brasileira e sua porta voz Rede Globo, decidiram lançar a bomba incendiária prevendo a vitória.

No entanto, Sun Tzu alertou:

“Cuidado com o vento, se ele mudar, o fogo pode voltar-se em nossa direção”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *