Brecht: o estranhamento do teatro a politica brasileira (cóvis veronez)

estranho

 

1- Brecht desenvolveu uma teoria de técnica dramática conhecida como teatro épico. Ele pretendia evitar que o espectador confundisse arte com a vida real. Por isso, os atores freqüentemente lembravam que o que o público estava vendo era uma peça e não a vida real. Tendo essa consciência, o público despertaria para a possibilidade de transformar a própria realidade.

2- Aos meus alunos de teatro, tentando explicar o efeito de distanciamento proposto por Brecht, sempre lembrava uma passagem onde o dramaturgo alemão dizia: “Que um homem negue o manto a quem tem frio ou um prato de comida a quem tem fome é algo comum”. Ao teatro “interessa apresentar esta situação como algo que ninguém nunca viu”. Brecht afirmava que o caminho para o conhecimento fundava-se no “estranhamento” ou do distanciamento crítico. Para esse autor a finalidade da arte, no futuro, seria assumir-se como ferramenta de processos pedagógicos.

3-Agora

Estou diante da minha página pessoal na rede social Facebook.

Deslizo o mouse percorrendo minhas notificações

Deparo-me com o seguinte anúncio patrocinado.

Patrocinado significa que foi investido uma soma considerável

Para que atinja milhares, talvez milhões, de leitores.

Parece normal, portanto eu estranho. Eis o anúncio:

Mais VEJA nas bancas; VEJA digital gratuita: os brasileiros precisam saber o que está acontecendo

VEJA vem acompanhando os passos da Operação Lava Lato, com notícias exclusivas e em primeira mão sobre o maior escândalo de corrupção brasileiro.

Nesta semana, ampliamos o acesso à informação. Acesse gratuitamente VEJA digital na App Store (http://abr.ai/1fawgNe) e no Google Play (http://abr.ai/1TbMO5M).

Noticias exclusivas

Primeira mão

Chamam minha atenção

Nesta semana ampliamos o acesso à informação.

Acesse gratuitamente

Gratuitamente? O anúncio está patrocinado!

Noticias exclusivas? Foram endereçadas!

Ampliamos o acesso a informação? Nos foram vazadas!

Volto a Brecht, refazendo o exemplo:

Que alguém diga gratuito como envolve altas somas e interesses

Que alguém tenha o privilégio de acesso ao restrito em primeira mão.

Tendo ampliado o acesso a tal informação.

Estranho, então, o que parece comum.

4-Brecht

“Cresci como filho de boa família/meus pais me puseram colarinho/me educaram para ser servido/e me ensinaram a arte de dar ordens./Mas quando eu cresci/ nem as pessoas da minha classe/nem dar ordem/nem ser servido/me agradaram./Então deixei minha classe/e me juntei aos inferiores”.

 

5-O que é distanciamento?

“Distanciar” um fato ou caráter é, antes de tudo, simplesmente tirar desse fato ou desse caráter tudo o que ele tem de natural, conhecido, evidente, e fazer nascer em seu lugar espanto e curiosidade.

Brecht assevera que distanciar é historicizar e, para isso, é preciso que os fatos e as personagens sejam representados como históricos, na sua efemeridade. Ele desenvolveu a técnica do distanciamento na Alemanha, no Theater Am Schiffbauerdamm, tendo como participantes os atores Helene Weigel, Peter Lorre, Oskar Homolka, Carola Neher e Ernst Buch. Queria o espectador com postura crítica, com atitude ativa. Uma de suas premissas era: “o desconhecido desenvolve-se somente a partir do conhecido”. (Eugenio Kusnet)

 6-A Engraçada

Contentaria-me com um papel simples na sociedade, uma personagem que faça o povo rir e pensar ao mesmo tempo, que ao final de cada ato faça o povo lembrar que eles podem ser escritores da sua própria historia.Trecho do espetáculo “Internato feminino” Personagem: A Engraçada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *