A utilidade do voto (clóvis veronez)

a-utilidade

Entramos no momento derradeiro da eleição, em que a tendência majoritária, do cidadão comum, parece ver em Paula Mascarenhas a sua representante, para o que imagina ser a “continuidade” de um conjunto de intervenções infra estruturais em Pelotas.

Sem a menor sombra de dúvida, este é o maior engodo da história eleitoral do município, amparado numa gigantesca desproporcionalidade de recursos e num “latifúndio” de tempo na campanha de Rádio e TV.

O novo/a  prefeito/a, herdará uma prefeitura dilapidada de recursos, carente de políticas sociais e, também, de novas obras.

Talvez, o que Paula Mascarenhas venha a herdar, seja o ônus da ambição astuta do atual prefeito: construir uma carreira politica meteórica e, quanto antes, descolada da sua base local, cuja única lembrança, para os mais atentos, seja do “guri bonito” que beijou com a boca de um governo que o seu partido ajudou a inviabilizar no plano nacional. Para Paula, restará a concretização das tarefas privatistas nos serviços públicos, especialmente, dos serviços de água e esgoto,

Ou seja, todo o conjunto de realizações aprovado hegemonicamente pela população não depende nada, uma vírgula sequer, da eleição da atual vice prefeita, mas depende, isso sim, de um continuado aporte de recursos que, agora, é de responsabilidade de uma presidência “pirata” que se instalou no planalto central, cuja politica de cortes em direitos e investimentos tem sido alardeada.

É responsabilidade nossa, apontar para o esclarecimento popular e uma possível redução de danos, votando em uma das candidaturas do campo de oposição ao atual governo e conduzindo ao segundo turno a eleição de Pelotas.

Possivelmente, isso não vá alterar o resultado final, mas, ao cabo, devolverá a cidadania  um espaço equilibrado para o debate escondido e mascarado com os recursos da elite local, na defesa dos seus próprios interesses.

Considere-se isso, uma declaração de voto, deste observatório.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *