KENNEDY ALENCAR: Planalto teme impacto de greve geral sobre agenda de reformas

logo observatório

Governo avalia que cresce mobilização para paralisação de sexta

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O Palácio do Planalto avalia que está crescendo a adesão à proposta de greve geral na sexta e teme o impacto desse movimento sobre a agenda de reformas do governo.

Há uma percepção do Planalto e dos organizadores de que a mobilização para a greve está se fortalecendo, com relevante ajuda de setores da Igreja Católica, inclusive da cúpula. Existe adesão de diversos sindicatos.

O direito de greve está assegurado na Constituição. É arma de reivindicação legítima e democrática. A depender do impacto, poderá criar turbulências para a reforma trabalhista no Senado, se ela for mesmo aprovada hoje pela Câmara.

Mas, sobretudo, poderá atrapalhar o plano de voo do governo para votar a reforma da Previdência no próximo mês. Além da greve prevista para sexta, haverá as tradicionais manifestações de 1º de Maio, o Dia do Trabalho.

Logo, há preocupação no Palácio do Planalto.

O presidente Michel Temer viu a votação de ontem* como forma de mostrar força perante o mercado financeiro e o empresariado, que têm dúvidas em relação à capacidade do governo de aprovar a reforma da Previdência. Temer também avalia que aprovar a reforma trabalhista provaria que o governo não ficou paralisado pela lista de Fachin.

Será preciso ver projeto trabalhista sairá da Câmara rumo ao Senado. Se haverá muitas mudanças no relatório de Rogério Marinho (PSB-RN) ou se o texto sofrerá poucas alterações, como deseja o governo e como parece ser a tendência.

Trata-se da maior mudança já feita na CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. É assunto que mexe com a vida do país. As mudanças têm apoio do empresariado, mas sofrem críticas duras dos trabalhadores, que estão num momento desvantajoso hoje devido ao alto desemprego.

*grifo meu.

http://www.blogdokennedy.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *