A paixão militante de Lula (clóvis veronez)

logo observatório

“O politico que você sonha, pode estar dentro de você”.

A frase foi usada por Lula, em um dos seus comícios no nordeste. A expressão denota a paixão militante do ex presidente, que a mídia desonesta tenta classificar como populista. Essa mesma mídia que omite, das suas páginas, a força e o carisma incontestáveis do líder popular, para estampar, como fez a Folha de São Paulo, meia duzia de idiotas na paulista ostentando bonecos de um Lula presidiário escoltado pelo juiz Sérgio Moro.

A frase de Lula, alem de distancia-lo da imagem do “caudilho” é simbolicamente sua negação, tão acostumados que estamos em transferir à terceiros a responsabilidade de influenciar o curso da história.

Lula, aos 72 anos de idade parece compreender, como ninguém, sua importância na construção da democracia brasileira, que em pleno seculo XXI engatinha passos tontos.

Do ponto de vista imagético é fácil perceber, nas palavras de Lula, um distanciamento da figura paternal, que caracterizou o populismo Latino Americano em tempos passados. Lula, na sua jornada pelo nordeste, posiciona-se como um irmão capaz de dialogar com o imaginário das massas. Não perceber, ou destinar a um plano secundário tal virtude é fazer o jogo daqueles que tremem quando a caravana passa.

É verdade: o politico que você sonha, não está em parte alguma. Muito menos em Lula, ele está dentro de você. Na atitude transformadora que você escolhe ter ou não ter.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *